domingo, 2 de novembro de 2008

C - Os seios de tia Guié.




Pra Enoque Soares pela tresidela e sacuia.


Vindo pelo lado de Pedreiras, já se identificava o pessoal na tresidela do rio Mearim. Na canoa, além do barqueiro, seus filhos Gino e Maurício.

De repente, uma pequena trouxa corrupiando nos redemoinhos da sacuia, resistia à correnteza. Sem que percebessem, pescou o pacote, escondendo-o entre os seios. Sentiu o conforto da água gelada no colo suado.

O cansaço era visível. A fuga da seca implacável já passava de mês e, de caminhada, mais de oitenta léguas tiranas na busca por dias melhores nas terras úmidas do Maranhão.

Vindos dos cafundós, haviam atravessado, pelo Inhamuns, todo o Ceará, cruzado o Piauí e adentrado o Maranhão. Não mais se agüentavam de pé. Nem os meninos, pendurados em caçuás dos jumentos, de tanto baterem no couro cru daquela nave insólita, escaparam das dores nas costas e nas ancas. Os cotovelos, então, estavam em chagas.

Juntos, outras famílias da mesma região potiguar. Na travessia fizeram de tudo, se sujeitaram a tudo, viram e ouviram o que jamais acreditaram. Bandos de retirantes ficaram pra traz. Outros tantos encontrados, como se a prometida fosse a terra donde vinham. Nas vilas e lugarejos decorridos, assustaram-se com os rumores sobre cangaceiros e se divertiram com Vicente Badalo, falante pelos cotovelos, ironicamente fingindo-se de mudo para pedir esmolas.

Na noite passada não pregara os olhos depois de João Cajé, seu marido, contar os últimos vinténs, mal chegados pra travessia do rio.

Ancorados, foram constrangidos à revista de tudo, salvado apenas os seios de tia Guié - tempos em que não se metia mãos em peitos por motivos pífios.

Razão pra revista? Não Sei Quem, de Não Sei de Onde, havia perdido não sei quanto. Pelo aparato, gente graúda.

Assentados, abriu a trouxinha. Enrolados, feito charuto, cento e cinqüenta mil réis. Pra comparar, anos antes, em época sem inflação, dona Alexandrina, sua sogra, comprara por noventa mil réis, terras com meia légua de frente e légua e meia de fundos.

O achado foi suficiente para a sobrevivência da família nos tempos secos de quarenta e dois e proporcionar, três anos depois, seu retorno pro seu Riacho de Santana donde fugira da sede e da fome.

Nenhum comentário: